Neste domingo (24), é comemorado nacionalmente o Dia da Família na Escola. A data foi instituída oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC), em 2001, após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais participavam de sua vida escolar.
A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Laura Cristina Andrade, destaca que a data é uma forma de reforçar a importância da parceria das escolas e famílias não somente para o processo de ensino-aprendizagem, mas sim para o desenvolvimento integral do aluno.
E essa presença na escola pode se dar de diversas formas. Não se trata apenas de reforçar o conteúdo que o professor ministrou na última aula, mas sim em fazer o acompanhamento das atividades escolares, verificar os deveres de casa, demonstrar preocupação, conversar com professores, direção e outros pais.
"Muitas instituições têm buscado estreitar seu relacionamento com os pais e isso possibilitou que elas se adaptassem, usassem ferramentas e criassem estratégias para que o professor conseguisse chegar ao aluno, compreendê-lo, ajustasse o processo pedagógico e fizesse com que a aprendizagem se tornasse mais efetiva", disse a presidente do Sinepe-AM.