Uma das entidades mais representativas e atuantes da capital amazonense, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) comemora, nesta quinta-feira (26), 39 anos. Com abrangência estadual, atualmente o Sinepe-AM representa 109 instituições, do ensino infantil ao ensino superior.
A presidente do sindicato, Laura Cristina Andrade, afirma que fica muito feliz em fazer parte da trajetória do Sinepe-AM, que cada vez mais tem conquistado evidência por conta das ações e projetos em prol da educação no Estado.
Nos últimos anos, o Sinepe-AM tem acompanhado as discussões que visam melhorias na educação do Estado, entre elas, a Lei da Inclusão, Lei das Cantinas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Novo Ensino Médio, além de ter cobrado maior agilidade e transparência dos órgãos competentes participando de reuniões dos conselhos municipal e estadual de educação, onde também atua como membro.
Além disso, desde o início da pandemia, o Sinepe-AM se tornou referência nacional, dando consultoria a entidades de outros estados que se preparavam para o retorno presencial. Algumas das medidas adotadas pelas escolas particulares, com o suporte do sindicato, foram essenciais para a prevenção da Covid-19.
"Isso só seria possível graças à parceria de cada uma das nossas escolas afiliadas e a confiança dos profissionais de educação, alunos, pais e responsáveis. Sim, estamos escrevendo juntos uma história que nos enche de orgulho", destacou Laura.