O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado do Amazonas – SINEPE/AM vem a público informar e, principalmente, alertar, aos nossos associados, assim como à comunidade escolar e à população em geral, que é a única instituição capacitada e legalmente habilitada para representar os interesses coletivos do setor educacional no Estado do Amazonas.
Em 2024, ao completar 41 anos, o SINEPE/AM reafirma seu compromisso inabalável com a representação legítima e eficaz do setor educacional. Somos mais de 100 instituições da Educação Infantil ao Superior, do interior e da capital, de diversos portes, sejam pequenas, médias ou grandes. Hoje, graças ao nosso trabalho incansável, conseguimos uma presença significativa na Federação das Escolas Particulares – FENEP, entidade líder em questões relevantes para a defesa do setor em órgãos como a Câmara e o Senado Federal, onde são decididos assuntos primordiais como a Reforma Tributária.
Vale ressaltar, ainda, que temos assento junto ao Conselho Estadual de Educação e ao Conselho Municipal de Educação, e temos representado as escolas junto aos órgãos de controle como Ministério Público, Procon, Vigilância em Saúde, dentre outros, além de conduzirmos as negociações perante o Sindicato dos Professores.
Ativo e aglutinador, o sindicato esteve na vanguarda das batalhas que moldaram o cenário educacional, lutando pela inclusão, pelas melhorias na legislação, como a Lei das Cantinas, pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela adaptação ao Novo Ensino Médio. Não podemos deixar de mencionar nossa atuação resiliente durante os desafios impostos pela pandemia de 2020, onde nos mantivemos firmes na defesa e suporte às nossas instituições associadas. Fomos a primeira capital do Brasil a retornar às aulas presenciais, nos tornando referência para os outros Estados.
Tais conquistas, além de todo seu histórico em prol da educação, conferem ao SINEPE/AM total legitimidade e prerrogativa exclusiva para esta atuação.
Portanto, reiteramos com veemência para que nossos associados e futuras escolas sindicalizadas não se deixem levar por desinformação, falsas promessas ou fake News.
Nossa diretoria permanecerá vigilante e comprometida em garantir que os direitos e interesses das instituições de ensino particular sejam respeitados e promovidos. Juntos, continuaremos a escrever uma história de sucesso e excelência na educação do Amazonas.