No início do mês de abril, o presidente do Sinep MG e diretor da Fenep, Winder Almeida, a presidente do Sinepe-AM, Laura Andrade e diretores de escolas particulares visitaram a primeira Escola de Referência Google for Education da América Latina, o Colégio Mater Dei, de São Paulo. A visita, organizada pela Foreducation EdTech, contou com a participação do diretor pedagógico e co-fundador da empresa, Marcelo Lopes, e do Diretor Comercial, Luís Carlos de Carvalho. O grupo foi recebido pela diretora da instituição Sueli Cain.
Em 2014, o Mater Dei iniciou o processo de implementação das tecnologias Google para aprimorar seu processo de ensino e aprendizagem. Entre as ações, foi criado um espaço chamado Google Learning Space. O ambiente, personalizado com as cores do Google, tinha como objetivo desenvolver a cultura da utilização de tecnologias que, na época, era um grande desafio. No ambiente, os alunos podiam escolher desde pufes para leitura independente, banquinhos para instrução guiada, ou tapetes para trabalhos interativos em grupo. Embora o espaço exista até hoje na instituição, atualmente, todas as salas se tornaram Learning Spaces, pois os alunos trabalham com Chromebooks no modelo 1:1 (cada aluno possui um dispositivo individual). A escola investe em metodologias ativas, personalização do ensino, aprendizagem centrada no estudante, gamificação e STEM.
A instituição também utiliza outros recursos, como as ferramentas do Google Workspace for Education Plus e orchestra4edu, que integra as soluções do Google como Classroom, Drive, Documentos, entre outros, aos processos da gestão escolar.
Na visita, a diretora Sueli detalhou sobre como ocorreu a implantação dos recursos, como foi o trabalho com os professores para a utilização das tecnologias, a importância das ferramentas para a retenção dos alunos (em especial durante a pandemia) e os resultados obtidos do ponto de vista pedagógico. A presidente do Sinepe-AM, Laura Andrade, conta que chamou a atenção na visita que todos os recursos foram instalados e pensados estrategicamente para garantir uma melhor aprendizagem dos alunos. “Desde a luz ser virada para cima para não atrapalhar o visor do notebook, até a iluminação da sala, foi tudo muito bem planejado”, descreve. Ela acredita que as tecnologias utilizadas pela escola enriquecem o cotidiano das aulas e faz com que a aprendizagem seja significativa.
Saiba mais:
Para virar uma Escola de Referência Google for Education, a instituição de ensino precisa passar por algumas etapas:
- Contar com o suporte de um Google Partner especializado, como a Foreducation EdTech;
- Alcançar métricas específicas em relação à utilização do Google Workspace for Education, dos Chromebooks gerenciados e certificações Google for Education para os professores, criando assim um ambiente inovador dentro e fora da sala de aula, entre professores, alunos e funcionários;
- Estar disposta a buscar formações para melhorar ainda mais, a compartilhar o que aprender e a divulgar o poder que a tecnologia tem para transformar a educação.